sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Notas (cont.)


O Fantasma do Mal - Mais um conto que "nasceu" de uma viagem, dessa vez para Poços de Caldas, em Minas. Havia (não sei se ainda está de pé) um casarão, alto e vetusto, na parte superior de um morro, perto de um jardim japonês, se não me falha a memória; e chamou-me tanto a atenção aquela respeitável moradia que decidi escrever sobre ela - aqui me desculpem os eventuais moradores, que me perdoem a licença ficcional! - e situar a história em Poços mesmo. A descrição que fiz no começo do conto sobre essa casa é puramente fantasia, visto que o casarão, quando o vi, estava bem conservado. Então, tomando de um pesadelo que tive, em que todas as descargas e torneiras da casa começaram a funcionar sozinhas e ao mesmo tempo e a porta do banheiro estava entreaberta mal revelando uma coisa terrível (o chuveiro jorrando sangue), juntei as duas coisas e escrevi esta história de possessão demoníaca, em que o fantasma satânico de um garoto toma conta da casa onde cometeu um terrível crime contra seus próprios pais, e que, casa posta à venda após o ato, repetia ad infinitum as mesmas coisas que fizera encarnando naquele que lá estivesse, fazendo assim um macabro círculo vicioso de crimes.

Procurei explorar um pouco o terreno dos doppelganger, figura que no folclore germânico é uma duplicata fantasma má de cada pessoa, pois a narração do conto é feita de maneira em que o caro leitor se confunda um pouco ao perceber sobre quem está lendo (o assassino original ou aquele que foi possuído?) - um duplo, portanto, que é, ao mesmo tempo, uma aparição demoníaca e um ser comum. Mas devo dizer que neste caso a maestria do gênero fica por conta de Edgar Allan Poe, que escreveu sobre isso em William Wilson uma história genial. Vale a pena lê-lo. Stephen King também já desenvolveu o tema, em A Metade Negra, mas o conto de Poe é superior.

A história original tinha recebido o nome de "Esta Noite Nós Matamos"; o "nós", nesse caso, fazendo referência justamente ao doppelganger e ao narrador do conto, e também à uma música do Ministry que se intitula Tonight We Murder. Mas decidi "guardar" esse título para uma outra história, um conto de terror adolescente, e entrou para o livro o título O Fantasma do Mal.

Nenhum comentário: