sábado, 24 de outubro de 2009

Revista Rolling Stone lista as 10 melhores trilhas de filmes de terror


Da Rolling Stone:

"Top 10 - As melhores do terror teen


Colegiais perseguidas por psicopatas mascarados, ETs infiltrados na faculdade, vampiros adolescentes em busca de diversão. O terror teen passeia por diferentes universos - quase sempre permeados por estudantes norte-americanas com indefectíveis saias pregadas -, mas a trilha para o medo juvenil fica, na maioria das vezes, no gênero que já foi considerado "coisa do capeta": o rock. (...) Você confere as dez trilhas de filmes de suspense e terror teen preferidas dos nossos editores. De Echo & the Bunnymen a White Zombie, passando pelo jazzista Paul Whiteman, a exceção que confirma a regra.

1º - "People are Strange", do The Doors, pelo Echo & the Bunnymen, em Garotos Perdidos (1987): como aprenderam os garotos do filme, os vampiros também são estranhos.

2º - "Red Right Hand", do Nick Cave, em Pânico (1996): clima dark que deu um contraste interessante ao bem humorado longa de Wes Craven.

3º - "Another Brick in the Wall" (partes 1 e 2), do Pink Floyd, pelo Class of '99, em A Prova Final (1998): o filme nem é grande coisa, mas a música foi uma das últimas gravações de Layne Staley (...), acompanhado por Tom Morello (Rage Against the Machine) e outros.

4º - "Supermassive Black Hole", do Muse, em Crepúsculo (2008): como a autora dos livros, Stephenie Meyer, sempre disse que a banda a influenciou, faz todo sentido.

5º - "Love Rollercoaster", do The Ohio Players, em Lenda Urbana (1998): a música também faz parte de uma lenda urbana: a de que o grito na introdução seria de uma mulher sendo assassinada. Não é verdade.

6º - "Immortaly Insane", do Pantera, no remake de O Massacre da Serra Elétrica (2003): haveria um tema melhor para um massacre?

7º - "Love Hurts", do Nazareth, no remake de Halloween (2007): uma balada romântica improvável para um filme de terror? Sim, mas a parte da dor se aplica.

8º - "Thunder Kiss '65", do White Zombie, em A Noiva de Chucky (1998). Rob Zombie é praticamente um filme de terror.

9º - "Jeepers Creepers", com Paul Whiteman, em Olhos Famintos 2 (2003): você nunca mais vai ouvir esse standard da mesmo forma depois do longa.

10º - "The Horror", do Spacehog, em Jovens Bruxas (1996): um filme marcante dos anos 90, uma banda que sumiu rapidamente. Mas pelo menos o vocalista foi casado com a Liv Tyler."

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Toda vez que você, leitor, ler uma matéria que comece assim "As 10 melhores músicas de...", "Top 'x' de filmes tal...", pode crer que o que você lerá é uma escolha particular, pessoal. Toda lista é subjetiva. É o caso desta; seus próprios autores já deixam bem claro na introdução da matéria: "Você confere as dez trilhas (...) preferidas dos nossos editores"...

Esclarecido esse ponto, devo dizer que na lista tem coisa boa, mas outras escolhas são incompreensíveis. As 3 primeiras escolhas são ótimas (vá lá, concordo), mas Immortally Insane podia ao menos subir uns dois degraus, assim como Thunder Kiss '65. Deixaria de fora Jeepers Creepers, Supermassive Black Hole, The Horror. Mas como já disse, essa é uma opinião minha.

Terror Teen...
porquê não uma lista com as melhores do Terror mesmo? Tem muita música "muderna" aí... lembremos das mais antigas: como deixar de fora Ramones e seu "Pet Sematary" em "Cemitério Maldito"? Ou AC/DC fazendo toda a trilha sonora para "O Comboio do Terror" (por escolha do próprio Stephen King, fã dos caras), ou Alice Cooper cantando "Teenage Frankenstein" ('The local freak with a twisted mind', diz a letra) na hora em que o Jason ataca em um trailer, em "Sexta-Feira 13, parte 6"?...

Pantera tem outras músicas que entraram em filmes de terror; na trilha sonora do filme "O Corvo", tem "The Badge". Esse filme tem uma das melhores trilhas de filmes de terror já vistas. Em "Contos da Cripta - Os Demônios da Noite" (disponível para download aqui), tem "Cemetery Gates". A título de curiosidade, Phil Anselmo, seu ex-vocalista, também é fã de filmes de terror e fundou a atração temática House of Shock, uma casa mal-assombrada em New Orleans que já foi fechada por ser considerada muito forte (!).
Continuando, há boa trilha no filme "A Volta dos Mortos-Vivos", de 86, que conta com Cramps e Damned, além de outras que entram bem na trama, como Roky Erickson com "Burn The Flames", The Jet Black Berries com "Love Under Will" e uma obscura banda punk chamada Straw Dogs que participa com "Young, Fast, Iranians". Mötorhead já contribuiu com "Hellraiser", que mais tarde foi regravada por Ozzy, e foi tema de uma sequência do filme de mesmo nome; Iggy Pop fez "Freddy's Dead", música que surge especialmente para "A Hora do Pesadelo VI", com passagens bem-humoradas na letra (algumas: 'Don't you fuck with me! Don't you fuck with me' - referindo ao Freddy - 'Why, why, why was I born? Born in this world?'...), Misfits fez uma participação especial em "Bruiser - A Máscara do Terror" com duas músicas para o filme inéditas, e até o nosso Zumbis do Espaço, que compôs a música "Eu Fui Um Zumbi Adolescente", entrou no trash "Crônicas de um Zumbi Adolescente".

Há muitas, muitas outras músicas que podiam entrar facilmente em qualquer Top 10 de Filmes de Terror que se fizesse. Mas como disse Guilherme de Martino em seu Guia de Vídeo - Terror (de 96), "a lista é longa e nossa paciência tem limites"... faça a sua.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fê!!!!
As músicas ficaram realmente boas nos filmes!!!Po vale lembrar do Allice Cooper que também colocou uma de suas músicas no filme do Sexta-Feira 13 so não lembro qual deles!!!!HAHAHAHA
Bjos

Anônimo disse...

Desculpa aiiiiii!!!
Fê você colocou o Alice desculpa o meu erro!!!!
Um beijo grande

Fernando Romano Menezes disse...

Hehehe, já coloquei... além de "Teenage Frankenstein", Alice Cooper também participa, se eu não me engano, com "Hard Rock Summer" e "He's Back (The Man Behind The Mask)" - essa última feita especialmente para o filme -, tendo até mesmo o famoso "ki-ki-ki, ma-ma-ma" do Jason na música. Bjos!

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

No início do remake de HALLOWEEN, toca "God Of Thunder" do KISS (Minha banda preferida. Em seguida aparece o menino Michael Myers usando uma camisa da banda. Isso devia ter sido lembrado.