sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lendas & casos estranhos


Há algum tempo atrás, navegando pela net, achei em um site algumas lendas, urbanas ou não, e casos estranhos que são perfeitas para se (re)ver no Dia das Bruxas. Ei-las:

A mulher da sombrinha: em uma cidade do interior de Pernambuco, os operários da usina de açúcar, que costumeiramente saíam do trabalho à meia-noite, eram assediados por uma loira alta, que sempre carregava uma sombrinha. Ela os acompanhava por uma das principais ruas da cidade, a Avenida da Saudade, e quando chegava à porta do cemitério, desaparecia. A lenda inspirou a criação do bloco A Mulher da Sombrinha, que sai um sábado antes do Carnaval de Recife.

Palhaços assassinos: a misteriosa gangue causou pânico em Osasco, na Grande São Paulo, no começo dos anos 90. Os palhaços atraíam as crianças e as matavam friamente, para fazer contrabando de órgãos humanos. Conta-se que uma escola de 1º grau da cidade de Mauá chegou a ser atacada. Assim como eles surgiram, também desapareceram. Ou talvez ainda estejam por aí...

O papa-figo: vem de papa-fígado. Trata-se de um homem vítima de uma doença grave e deformativa, que ficou assim conhecido por ter um hábito muito estranho. Ele percorre as cidades com uma Kombi branca, bem velha, à procura de meninas e meninos. Isso porque as dores horríveis causadas pela anomalia só cessam depois de comer fígado fresco de criancinha.

Meu órgão sumiu: de 'A história sempre acontece com o irmão do primo de um grande amigo seu'. Durante uma viagem a Buenos Aires, o cara conhece uma gata incrível num bar. Vão para o hotel e ela lhe oferece um drinque. Assim que ele bebe, começa a se sentir sonolento. Ele acorda no dia seguinte em uma banheira cheia de gelo, com um bilhete: "Ligue para o hospital imediatamente ou você morrerá". Quando tenta se levantar, percebe que tem um corte no lado esquerdo do corpo. Um de seus órgãos foi levado.

A loira do banheiro: a assombração assusta há pelo menos duas gerações. Trata-se de uma loira de vestido branco, que aparece no banheiro de escolas públicas e particulares pedindo aos baixinhos que tirem o algodão de seu nariz. É isso mesmo, ela anda por aí com um algodão no nariz (provavelmente o mesmo que os embalsamadores colocam nos cadáveres, nas casas funenárias). Também aparece para motoristas de caminhão, pedindo carona em estradas desertas. José Mojica Marins, o Zé do Caixão, afirma que foi ele quem inventou essa história quando escrevia para o Notícias Populares nos anos 60. Mas, 30 anos depois, a loira continua viva.

Louco por refrigerante: como na história da Dona Baratinha, um homem teria caído em um tanque de Coca-Cola.

Mensagens do demônio: quando Gene Simmons, vocalista do grupo Kiss, esteve no Brasil, circulou a notícia de que seus discos teriam mensagens do mal. Para ouvi-las bastaria colocar as músicas na rotação contrária. A apresentadora Xuxa também teve seu nome associado à mesma história.

Atentado: o ex-presidente Tancredo Neves teria sido internado no Incor, em 1985, com um tiro na barriga, após um atentado. O processo infeccioso amplamente divulgado seria apenas uma estratégia de camuflagem.
Tancredo foi internado no Hospital de Base, em Brasília. Depois foi transferido para o Incor, em SP.

Ketchup contaminado: há alguns anos a capital federal entrou em estado de alerta. Circulou a informação de que um aidético teria injetado sangue contaminado em vários ketchups das lanchonetes da cidade. Muita gente preferiu comer sanduíche sem o tradicional molho.

Monstro do Lago Ness: seria um habitante do lago escocês, que tem 39 quilômetros de comprimento e 300 metros de profundidade. Inúmeras pessoas afirmam já ter visto uma enorme criatura nadando naquelas águas. O monstro teria as características de um réptil pré-histórico.

Iéti: o Abominável Homem das Neves seria um habitante das geleiras do Himalaia.

Bigfoot: a América do Norte também tem o seu exemplar. Segundo a lenda, ele mora nas Montanhas Rochosas, é peludo e tem 3,5 metros de altura.

Assombração: dizem que há seis fantasmas morando no Teatro Municipal de São Paulo.

A loira do metrô: uma mulher vaga até hoje pelos trilhos do metrô de São Paulo. Os funcionários juram tê-la visto diversas vezes.

A loira do Martinelli: após uma briga com a família, em 1936, uma loira muito bonita teria se suicidado no Edifício Martinelli, em São Paulo. Até hoje é possível encontrar a assombração pelas repartições do prédio.

Chupacabra: fenômenos inexplicáveis aconteceram no ano de 1997, no interior de alguns Estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Animais amanheceram mortos, sem sangue e órgãos principais. A ação foi creditada ao Chupacabra, uma mistura de vampiro e lobisomem que assustou a população.

P.S.: Na 6ª série, a Loira do Banheiro era uma lenda urbana assustadora. A história espalhou-se pela minha escola como coqueluche. Ir aos sanitários vazios, quando todos estavam estudando, era garantia de arrepio na nuca. Os métodos para "evocá-la" variavam: na minha escola, o "método" era dar a descarga 3 vezes e chamar "Loira!" 3 vezes em voz alta, até ela aparecer; a lenda piorava quando você não conseguia fazer a loira ir embora, porque então ela apareceria no seu quarto sempre à meia-noite e colocaria a mão em seu ombro, e não largaria mais!
Em outras escolas, havia o hilário acréscimo de, além de fazer as coisas descritas acima, ainda ter que dar um chute na porta. Em outras mais, como na escola de minha esposa, além de acionar a descarga 3 vezes e chamá-la em voz alta 3 vezes também, o "evocador" ainda tinha que falar 3 palavrões gritando e dar 3 pulos!!! Lá ainda, houve o caso de uma pobre menina que, com a lenda em plena voga, foi sozinha até o banheiro e ficou presa, com a porta trancada do lado de fora por 2 outros alunos que se matavam de rir enquanto a coitada lá dentro gritava: "Socorro! Tirem-me daqui!!" aos berros, chorando, e só depois de uma hora e meia ouviram e vieram retirá-la, e encontraram-na encostada na porta, sentada, depois de tanto espernear e esmurrar a porta trancada. Deve ter tido pesadelos com a loira do banheiro por uma semana. Cruel...

Um comentário:

BELCHIOR disse...

Essas são lendas urbanas antigas e já muito batidas, que não assustam ninguém. Foi uma perda de tempo ler essa baboseira. Você quer se arrepiar, vá no blog de Contos Sobrenaturais e aí você vai ter medo de verdade. Valeu?